Douglas Neves Ferreira
Concluído em 11-Apr-2022
Orientador Paulo César Castro de Sousa
Resumo
Os avanços tecnológicos ocorridos desde o início do século XXI impactaram profundamente a área da comunicação. Produtores editoriais, jornalistas, publicitários e radialistas tiveram que se adaptar à nova dinâmica de comunicação com o público e à forma com que esse público passou a ser consumidor e criador de conteúdo. Com isso, os profissionais de comunicação passaram a ter novas possibilidades de atuação para além dos espaços tradicionais em que já exerciam suas competências. A partir desse cenário, o presente estudo tem por objetivo avaliar as possibilidades de atuação do produtor editorial diante de novas demandas profissionais, a exemplo do domínio de ferramentas do meio digital que o posicionam no mercado como analista e gestor em uma estratégia de marketing de conteúdo. Tal situação é exemplificada a partir da análise do crescimento do site da revista Seleções, orientada pelo objetivo de demonstrar como o editor de conteúdo, por vezes atuando também como gestor ou analista de conteúdo, pode ser uma peça fundamental no planejamento, edição e análise de conteúdos relevantes que tenham como objetivo atrair clientes para uma determinada marca.